Doze dicas para passar em concuro

Se preparar para um concurso público é uma tarefa de muita dedicação, é um treino que deve ser feito diariamente, é como um treino para uma competição esportiva.
Em uma competição esportiva o que se treina são os músculos, as metas e o tempo. É assim também em um treinamento para passar em um concurso público. É necessário um treinamento para o condicionamento físico que precisará estar ótimo para aquentar a maratona de horas de prova, o “músculo cérebro” que precisará enfrentar e passar as barreiras do nervosismo e do medo e ainda, quebrar recordes de tempo para responder cada questão no menor tempo possível. Vale mais do que nunca a velha máxima: “Em concurso público não se estuda para passar, mas até passar”.
Nós, que somos especializados em concurso públicos, te daremos 12 dicas para você se preparar melhor para essa tarefa que nem sempre é fácil. Vamos lá?

1º Faça dos estudos um exercício de repetição diária estudar todos os dias faz com que seu cérebro se acostume a leitura, ficando assim mais rápido na hora do raciocínio. Além disso, você não fica sobrecarregado de matérias e consegue sempre estar em dia com todo o conteúdo programático. Busque motivação no estudo.

2º Trace um objetivo bem definido escolha a área que mais lhe agrada e siga ela como uma meta de vida. Assim, ficará mais fácil alcançar. Não abandone o lazer planeje o tempo de estudo e de descanso.

3º Ouvir uma boa música clássica ajuda Várias pesquisas garantem que ouvir música clássica ajuda a se concentrar e ainda absorver melhor o conteúdo. Independente do gosto musical, é válido dar uma oportunidade a mais este estilo musical que estimula a concentração e o raciocínio.

4º Esqueça a concorrência não pense na relação candidato-vaga durante os estudos. A maior parte dos candidatos não está preparada e vai fazer a prova contando somente com a sorte. O objetivo é tentar fazer o máximo de pontos, mas ficar satisfeito se acertar o mínimo para passar.

5º Faça pausas nos estudos a cada duas horas não adianta ficar estudando 12 horas sem parar, pois chega uma hora que seu cérebro entra em estafa mental e não absorve mais nada. Faça algumas paradas durante o dia e você logo perceberá o quanto isso está te ajudando no aprendizado.

6º Descansar é preciso. Durma, no mínimo, 8 horas por dia é durante o sono que agravamos as informações que aprendemos, por isso, um bom sono resulta em uma melhorar absorção do conteúdo.

7º Às vésperas da prova, faça revisão na semana que antecede a prova, aproveite para rever as disciplinas fazendo principalmente resumos. Resolva a prova do concurso anterior. Dê atenção a todas as disciplinas levando em conta o peso - matéria com maior peso no concurso requer maior dedicação.

8º Treine o tempo em cada questão cuidado para não perder muito tempo em uma questão, já que o tempo de prova é sempre muito reduzido para a quantidade de questões. Faça simulados para que você se habitue ao tempo de prova.

9º Se puder, faça um cursinho preparatório existem diversos cursinhos que revisão a matéria e tiram dúvidas, assim você pode estudar com a ajuda de um professor. Isso lhe ajudará a evoluir mais rapidamente.

10º Na prova, comece pelas questões mais simples faça antes as questões mais fáceis. A seguir, resolva as mais trabalhosas e, na sequência, as mais difíceis. Leia cada enunciado com bastante atenção para não precisar ler de novo e não cair em alguma "pegadinha" por falta de atenção.

11º Sentir fome, frio ou sede tira a atenção no dia da prova vá com roupas adequadas para o momento e confortáveis. Se alimente bem e leve água.

12º Quando for chamado, comemore e muito! Depois de passar por tantas dificuldades, a aprovação certamente virá. Então comemore muito...

Texto adaptado pelo prof. Marcus Vinicius

Fontes: G1 e Concurseiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário